Tens um/a Filho/a com 18 Anos? Atenção este post é para ti! | Profissão Mãe

6 de setembro de 2024


Tens um/a Filho/a com 18 Anos? Vamos Falar sobre o Dia da Defesa Nacional!

Então, imagina isto: estás a tomar o pequeno-almoço, o teu filho com 18 anos à frente, e de repente, o teu marido larga a bomba: “Então, quando é que ele vai lá à tropa?” Como assim?! Tropa?! Mas isso já não acabou? Não vai lá só quem quer? Não devia haver uma cartinha ou uma mensagem a avisar, tipo "Parabéns, bem-vindo ao Dia da Defesa Nacional"? Confesso que fui apanhada desprevenida! Já estou também a pensar na Vivi a ir nesse dia aos 18 anos! Preparem-se! Sim, porque desde 2010, a partir deste ano, por esta forma, "cumpre-se a igualdade de direitos e deveres, sem distinção de género, no que diz respeito às obrigações militares dos portugueses", informa o Ministério da Defesa Nacional (MDN), explicando que a comparência é "um dever de todos os cidadãos nacionais, podendo ocorrer a partir do primeiro dia do ano em que completem 18 anos de idade e enquanto a mantenham".

Mas calma, fui fazer o trabalho de casa para ti, e agora trago-te a papinha toda feita sobre este evento que, ao que parece, não podemos ignorar.

O Que é, Afinal, o Dia da Defesa Nacional?

O Dia da Defesa Nacional (DDN) é o momento em que os jovens, no ano em que fazem 18 anos, são chamados a conhecer de perto o papel das nossas Forças Armadas. Este "dever militar" tem o objetivo de sensibilizar a malta jovem sobre a Defesa Nacional, o que envolve, e como as Forças Armadas funcionam para proteger o país ou "atacar" no caso de termos governantes "chalupas"! (desculpem lá a piadinha virgens ofendidas!)
E sim, é obrigatório! Não dá para fugir!

Neste dia, os jovens participam numa série de formações e palestras para perceber o que as Forças Armadas fazem e quais as diferentes formas de servir o país. Desde a defesa do território à ajuda em missões internacionais, tudo é explicado para dar uma ideia da importância deste trabalho.


Quem Tem de Comparecer?

Todos os cidadãos que fazem 18 anos no ano em curso são automaticamente convocados para o DDN. O engraçado é que as convocações não chegam por SMS (como gostaríamos) mas são publicadas em editais afixados nas Câmaras Municipais e Juntas de Freguesia. E se não quiseres sair de casa, podes consultar os editais digitalmente no site da DGRDN. (aqui)

Lembra-te de levar o Cartão de Cidadão ou o antigo Bilhete de Identidade no grande dia, senão... bem, não convém esquecer. Não dá para entrar sem identificação! O transporte e a alimentação são garantidos, o que é sempre uma vantagem, e até te levam do concelho de residência ao local do evento e vice-versa, tudo à borla. (se for aqui e não for em Santarém ou Tomar, o que para vocês pode ser um passeio, para nós na volta é ali ao cimo da rua)

Como Saber o Dia e Local do DDN?

Este é fácil! Basta ires ao site da DGRDN ou à Câmara Municipal da tua área para ver o edital com os detalhes. Lá vais encontrar o local e o dia em que tens de comparecer. Estás dispensado? Deves informar-te igualmente, até porque a alteração de dados pessoais deve ser comunicada ao Ministério da Defesa. É tudo tratado com bastante seriedade.




Ah, mas e se não tiver lá o meu nome, mas eu já tiver 18 anos? Vais aqui!





O Serviço Militar Ainda é Obrigatório?

Espera aí, se ainda achas que vais ter de marchar para a tropa depois do Dia da Defesa Nacional? Relaxa! O serviço militar obrigatório já não é o que era. O DDN serve principalmente para informar e sensibilizar, mas ninguém vai ser recrutado à força. Se alguém quiser prestar serviço militar efetivo, essa é uma escolha pessoal — e, para ser sincera, há algumas opções interessantes dentro das Forças Armadas para quem quiser seguir essa carreira. Por exemplo, a Cybersegurança!
Se queria lá algum filho meu? Opá, não! Mas uma pessoa nunca sabe o que eles vão querer fazer mais!

Mulheres na Defesa Nacional? Sim, Elas Também Podem!

Agora, uma parte pessoal. Lembram-se de quando as mulheres começaram a poder ir para a tropa? Foi um marco importante! Eu própria queria ir, mas não tinha altura suficiente. Tive uma amiga que conseguiu! E este é um excelente exemplo de que as mulheres podem (e devem) estar em todo o tipo de profissões, incluindo aquelas que alguns acham “difíceis demais”. Porque, sejamos sinceros, essa ideia de que há "trabalhos pesados demais para as mulheres" é uma valente treta!


O Que Acontece se Não Fores ao Dia da Defesa Nacional?

Agora, a parte séria: se não apareceres no dia e no local marcados, podes arranjar complicações. Faltar ao DDN sem justificação pode originar uma bela multa e problemas futuros com o Estado. Tens de estar lá, ponto final. No entanto, se tiveres um motivo válido para não comparecer, como uma doença ou um compromisso inadiável, é possível justificar a ausência e marcar uma nova data.
Mas também não inventes desculpas esfarrapadas!

Quanto Custa?

Felizmente, tudo isto ainda é gratuito. Desde a consulta da tua convocatória até à participação no próprio Dia da Defesa Nacional, não há custos associados. E até te levam de borla! O Estado garante o transporte para o local e ainda te dá comida!
Tipo como se tivesses na escola novamente!





A Minha Conclusão (E Talvez a Tua Também)

Agora que já sabes tudo sobre o Dia da Defesa Nacional, não te surpreendas quando o teu filho ou filha chegar aos 18 anos e for convocado. A informação está toda aí, pronta para ser consultada, e é um processo simples!

Portanto, se tens um jovem de 18 anos em casa, ou se és um deles, marca na agenda!

E pronto, agora tens tudo explicadinho e podes partilhar esta informação com quem precisar.
E se fores como eu, só te resta agradecer que existe o Google para nos salvar nestas horas!

Partilha com os teus amigos que têm 18 anos! O Dia da Defesa Nacional está a chegar e é importante estar informado!
Dúvidas sobre o Dia da Defesa Nacional?
Deixa nos comentários e nós ajudamos!





SEGUE A MÃE NAS REDES SOCIAIS

Comments

Desabafe o que lhe vai na Alma!